Pages

MINHA MERCADORIA






Tom Jobim dizia que fazer sucesso no Brasil é ofensa pessoal. Eu me lembro uma vez que Jobim cedeu uma música sua para ser usada em uma propaganda da Coca-Cola. Nossa, a intelectualidade de plantão na época caiu de pau. O interessante foi a resposta que Tom Jobim deu a pergunta que fizeram : porque ele tinha feito aquilo? Ele respondeu: precisava da grana.

Mas pelo jeito não é só no Brasil não. Estava lendo uma matéria na Bravo - bravonline. abril.com.br – onde discutia a arte Damien Hirst, um artista plástico inglês que ficou bilionário. Só para vocês terem uma idéia, o leilão inovador que o artista promoveu com 223 obras, vendendo seus trabalhos diretamente aos consumidores, sem passar pelos marchands foi um verdadeiro sucesso. Segundo a revista, Hirst surpreendeu o mercado ao passar por cima de suas fiéis galerias.

A matéria questiona se a arte pode ser tratada como mercadoria.
A meu ver é exatamente isto que a arte é. Uma mercadoria. Ok, uma mercadoria diferente, mas ainda assim, uma mercadoria. E como tal, pode ser vendida do jeito que lhe for melhor.

Caetano Veloso faz do seu dom, sua arte, mercadoria. Ele vende esta arte e vive dela. Assim como Oscar Neymaier, como Ronaldinho Gaúcho, como o Menino do Tchan, e por aí vai.

Damien Hirst é o Paul McCartney das artes plásticas. Será que é o conceito de sua arte ou a fortuna que ele conseguiu fazer que está incomodando tanta gente?

Para mim ele é simplesmente do balacobaco. Quem conhece SUMMER sabe do que eu estou falando.

É interessante assistir a briga de Hirst com seus críticos. Ver sua indignação. Parece que eu estou vendo qualquer hora ele pegar um quadro seu e sair quebrando por ai.

Eu me lembro a primeira vez que fui ao museu do Prado em Madrid. Parei em frente ao quadro Guernica de Picasso e chorei de emoção. Eu se fosse possível, gostaria te ter aquela mercadoria para mim.


Só para você saber, o polêmico leilão superou todas as expectativas e arrecadou a impressionante soma de £ 111.464,800, o equivalente a US$ 200.752,179.

Se Damien Hirst é realmente um artista plástico ou simplesmente um administrador dos fundos bancários de sua própria arte é discutível. Agora, o que não se discute é o seu potencial em fazer dinheiro. Ele pode ser qualquer coisa, menos um embuste como diz Robert Hughes crítico australiano e o algoz de Hirst. Ninguém consegue enganar tanta gente, tanto tempo e por tanto dinheiro.


2 comentários:

Markus Trolleis Sanzio disse...

Pronto Trolleis ja li seu blog e do fundo do meu coração vc fez um blog otimo puxou ao filho! kkkkk serio gostei mesmo

valeu paizão

Anônimo disse...

KKKKK...GOSTEI....KKKKK!!! QUANDO CRESCER...KKKKK..VAI SER IGUALZINHO AO FILHO...DAYSE FISK!

Fique tranquilo "Markus Trolleis Filho"...E esse menino vai longe...rsrsrsrssrs